O Associativismo é uma área que conecta milhões de pessoas mundialmente e da qual o NEMUM faz parte, trabalhando diariamente pela representação e capacitação dos estudantes de Medicina da Universidade do Minho, revelando-se uma mais valia para todos os que estão incluídos nela.
Na verdade, no nosso dia a dia, enfrentamos uma problemática limitante, que já tem vindo a ser descrita por entidade nacionais e internacionais: a falta de envolvimento, participação e interesse da comunidade jovem e estudantil no Associativismo.
Desta forma, o NEMUM organiza esta Mesa Redonda com o objetivo de combater este problema, procurando responder à pergunta: “Porque é que nos envolvemos?”, discutindo motivos para a falta de envolvimento e estratégias para reverter esta situação.
Poderás contar com o seguinte painel de oradores:
Ricardo Rio – Presidente da Câmara Municipal de Braga, é a cara dum município que zela pela representação e pelo futuro dos jovens, sendo a capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa – por isso mesmo apelidada de “Cidade Jovem”.
Pedro Morgado – Atualmente, é Vice-Presidente da Escola de Medicina e psiquiatra no Hospital de Braga. Foi o primeiro Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), em 2002, tendo-se envolvido em diversas associações estudantis e juvenis ao longo do seu percurso académico e profissional.
Sara Moura – Estudante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade do Minho, fez parter em diversas associações estudantis e juvenis, tais como o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), sendo atualmente vogal do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Sem ti e sem nós, o Associativismo não existiria.